Disponível: Em estoque

R$68,00
OU
Descrição

Detalhes

Tem sido comum, em épocas de grandes competições esportivas, que jornalistas e comentaristas declarem explicitamente que a responsabilidade da formação dos grandes talentos deve caber à Educação Física escolar e a seus professores. Essas ideias ganham terreno no meio da população e entre os que detêm o poder nos mais variados níveis, envolvendo, até, muitos profissionais da área. Estabelece-se, então, um debate que já dura algumas décadas e que parece não ter solução.


O esporte de rendimento passa por uma crise administrativa sem precedentes, com forte influência política em uma área de gestão que deveria ser extremamente profissional e com grandes escândalos internacionais de corrupção e dopping. A Educação Física escolar vive uma crise de identidade anunciada no começo da década de 1980 por João Paulo Medina que, se por um lado incentivou a criatividade e a geração de um sem número de propostas, por outro criou uma situação em que não há um mínimo de unidade quanto a seus objetivos e práticas.


Com a seguida realização no Brasil dos dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o tema ganhou atualidade e importância para a criação de políticas públicas e de projetos empresariais que podem afetar profundamente as definições presentes e futuras sobre os rumos da nação.


Esta obra surge com a intenção de colaborar com esse debate, ao dar voz a profissionais da Educação Física ligados ora ao segmento escolar, ora ao esportivo, reunindo o pensamento de autores e atores largamente experientes e consagrados e de promissores jovens pensantes que vêm se destacando pela qualidade de seus trabalhos. Os vários autores que colaboraram na elaboração deste livro estão divididos em dois times: de um lado, a equipe do Prof. Jarbas atua com a pretensão de mostrar os olhares da Educação Física escolar sobre suas possíveis relações com o esporte de rendimento; do outro, os convocados pelo Prof. Polito, profissionais ligados ao esporte, jogam para expor seus olhares sobre o ensino e as práticas esportivas escolares.


Com o mesmo carinho que nos guiou na organização deste livro, convidamos o leitor a entrar no jogo, adotando como seus alguns dos pontos de vista aqui expostos ou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Se assim for, nossos objetivos terão sido alcançados.


PARTE I - Os olhares da educação física escolar

Capítulo 1.
Para começo de conversa.
Walter Roberto Correia


Capítulo 2.
Educação física escolar, celeiro de atletas olímpicos: o infalível método de detecção e desenvolvimento de talentos esportivos.
João Batista Freire


Capítulo 3.
O debate em torno das propostas de ensino dos esportes coletivos.
Sérgio Settani Giglio


Capítulo 4.
Estudando o esporte na escola: aperfeiçoando seus conhecimentos nas aulas de educação física.
Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro


Capítulo 5.
O ensino do esporte (como “conteúdo”) na educação física escolar: tensões e ambiguidades.
Luiz Sanches Neto, Luciana Venâncio


Capítulo 6.
Esporte de rendimento x educação física escolar: dá jogo?.
Jarbas Gomes Remonte


PARTE II - Os olhares do esporte de alto rendimento

Capítulo 7.
Na corda bamba: gênero e direitos humanos no mundo esportivo educativo.
Jorge Knijnik


Capítulo 8.
Técnico, treinador ou professor? O papel pedagógico do profissional responsável pela formação de futebolistas de alto rendimento.
René Rodrigues Simões, Carlos Rogério Thiengo


Capítulo 9.
Educação física escolar e formação de atletas: existe essa relação?
Luciana Perez Bojikian


Capítulo 10.
O ensino-aprendizado-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional.
Pablo Juan Greco, Cristino Júlio Alves da Silva Matias, Gibson Moreira Praça, Juan Carlos Pérez Morales, Layla Campos Aburachid, Schelyne Ribas da Silva


Capítulo 11.
Iniciar ou especializar: o dilema fatal e contraditório do educador físico.
Afonso Antonio Machado


Capítulo 12.
Atividade física, esporte e promoção da saúde em crianças e adolescentes.
Aylton Figueira Junior, Fabio Luis Ceschini


Capítulo 13.
Educação física escolar e esporte de alto rendimento pela visão do treinamento esportivo.
Luis Felipe Tubagi Polito, Maurício Pimenta Marques


Educação física na adolescência

Avaliações

Nenhuma avaliação até o momento

Queremos saber sua opinião

Produto: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO: DÁ JOGO?

Como você avalia este produto? *

 
1
2
3
4
5
Preço
Qualidade

Comentários do Cliente 0 item(s)

Talvez você se interesse por estes produtos

Loja Virtual UOL HOST powered by Signativa